19.6.07

Portanto, 30 menos 5, depois menos 10, esperem um pouco, ora, vamos lá ver... andará à volta de, se não estou em erro...

Carlos Azenha, que, para quem não sabe, é adjunto do adjunto de Baía no FC Porto, até pode desenhar uma táctica melhor que a minha no FM – jogo num 3-2-2-1-2 afinado como um relógio suiço, o que convenceu Paulo Bento, após esclarecedora conversa comigo, a tentar aplicá-la na época que se avizinha – mas fazer contas, mesmo das mais fáceis, não é para ele. Tudo bem, compreende-se e a mais não é obrigado, afinal só tem de pôr os pinos nos circuitos de treino desenhados por Jesualdo (após benção de Baía), recolher as toalhas molhadas do banho e ficar fechado no cacifo do Quaresma quando os jogadores se aborrecem. Mas dizer - em mais uma entrevista encomendada pelo FCP ao Jogo para tentar justificar que não era Baía o treinador - que Anderson rendeu financeiramente mais (desportivamente é outra conversa) ao Porto do que Nani ao Sporting, é pior que calcular o PIB à la Guterres. Oh adjunto-adjunto, é que neste caso nem em valores absolutos nem em valores relativos Anderson rendeu mais. Não sei se deveria explicar, já que a cabecinha é para se exercitar, mas aqui vai: Anderson custou ao Porto à volta de 10 milhões por 83% passe e foi vendido na totalidade por 30 milhões, 5 deles para o fundo de investimento que detinha 17% e 25 para o Porto. Ou seja, em termos absolutos rendeu 15 milhões, em relativos 2,5 vezes o que o Porto pagou por ele. Nani foi comprado ao Real Massamá por alguns equipamentos novos e bolas de futebol e foi vendido por 25,5 milhões. Agora vá lá buscar o ábaco ao baú e tente tirar as suas conclusões – para não ficar a patinar numa incógnita, digamos que as bolas e o equipamento custaram 100 mil euros, ou seja, 0,1 milhões. No caso de já ter percebido a coisa, então experimente este

“O Carlos Azenha tem (hipoteticamente) o dobro da idade que eu tinha, quando ele tinha a idade que eu tenho. Quando eu tiver a idade que ele tem, a soma das nossas idade será 81. Qual a idade actual de um e de outro?”

embora esteja desconfiado que a sua solução me fará o mais velho desta equação.

1 comentário:

Bruno Miguel disse...

Essa táctica é para o FM2007 e pode ser partilhada? Dava-me jeito outra táctica; estou com dificuldades em implementar um 442 ofensivo no Benfica.