29.8.07

Consultório Musical (em pleno PREC)

Um pombo correio enviado desde 1975 entregou-me a seguinte mensagem:


nelo silva e cristiana disse...

Apá,a gente tb conhesssee o cromo da foto.vale menos q os cds q tão em cima dele.

ps:Ó dr.,arranje lá uma prescrição para quem gosta da brigada vítor jara,janita salomé,manuel freire,tocá rufar,gaiteiros de lisboa, e septeto habanero c/vitorino,sff.


Não se deixem enganar pelos nomes ou pela ortografia desleixada: estes não são o Nelo Silva e Cristiana que formam a mais incestuosa dupla da música ligeira portuguesa. O apá inicial é denunciador, pois trata-se de um traço característico da minha terra e toda a gente sabe que os originais são de Vilarinho de Samardã, essa bela localidade lá para os lados de Vila Real. Mas assim, sinceramente, a coisa até faz mais sentido. É que lá para as margens do Sado existe muita gente que se veste de vermelho-foice-e-martelo, e é aqui que reside o principal problema deste meu paciente. Meu caro amigo, lamento informá-lo, mas você não gosta verdadeiramente de ouvir música. A única razão que o leva a ouvir música é o facto de ter presenciado alguns concertos na Festa do Avante. O que você gosta mesmo de ouvir é o que o Comité Central tiver para lhe dizer, e depois abanar afirmativamente a cabeça como qualquer outro crente religioso. Não que eu desdenhe a qualidade musical das suas preferências, que até existe, mas a criteriosa selecção diz tudo. E faço questão de recordá-lo - prepare-se, sente-se no seu proletário banco de cozinha e respire fundo - que o 25 de Abril não foi o ano passado, mas sim há 33 anos atrás. É verdade, meu amigo, já passou, agora estamos noutra, para o melhor e para o pior. Caíram-lhe a foice e o martelo? Deixe lá que isso passa quando comprar um carro e se mudar para uma luxuosa vivenda. Entretanto, passemos à ajuda. Como você nunca aguentaria uma mudança tão drástica, vou tentar não fugir demasiado às suas preferências musicais. Para Brigada, Gaiteiros e Toca a Rufar, boa música de inspiração tradicional, aconselho Danças Ocultas, Galandum Galundaina e Dazkarieh, mas estes últimos talvez sejam muito avant garde (um termo novo) para si. O Janita também está bem e sempre é melhor que o pavoneante irmão. Quanto a este último, ligado ao Septeto Habanero é um insulto para a rica música cubana. Ti-qui-ti-qui-ti-qui-ti-qui?! Experimente mas é os Buena Vista Social Club, em grupo ou individualmente, na pele de Ruben Gonzalez, Omara Portuondo ou Ibrahim Ferrer. Quer ser um maluco? Oiça os Orishas! Não têm grande qualidade mas vai abanar a cabeça como nunca e entrar num novíssimo estilo musical, o hip-hop - neste caso o hip-hop-salsa-y-merengue. Quanto a Manuel Freire, temos de ter uma conversa séria. Você já ouviu mesmo um disco inteiro do senhor ou gosta do Pedra Filosofal? É que aquilo é de bocejar para a eternidade! Quer ouvir música portuguesa verdadeiramente boa, muito bem orquestrada, e de mensagem política vincada? Ouça Fausto Bordalo Dias ou José Mário Branco. E por falar neste último, que é feito do Zeca? Não o vi, e mal, entre as suas preferências. Está chateado com o homem ou quê?

Sei que não arrisquei demasiado nos conselhos, mas é propositado. Pessoas como o senhor ainda acreditam que o Manifesto do Partido Comunista e O Capital são os livros da moda, mas ainda vai a tempo de mudar. Primeiro veja um telejornal e perceba, com direito a imagens e tudo, que já existem mais do que duas classes sociais, aliás, que a própria definição de classe é coisa que já não se usa. Depois, faça uma revisão filosófica ao materialismo dialéctico, tente aplicá-lo à realidade, e chegue à conclusão de que hoje é tudo tão relativo que nunca se chega a conclusão nenhuma - por muito que as questões se debatam desencantadamente até ao infinito - e que pensar que qualquer teoria filosófica tem ligação ao que se passa cá em baixo é o mesmo que acreditar que o PCP é uma secreta agremiação de yuppies. De seguida, faça uma visita a Cuba ou à Coreia do Norte e perceba de uma vez por todas o que estava a ser cozinhado para aqui - e atenção que os embargos não servem de desculpa. Por fim, cague lá na propriedade comum, torne-se um agente imobiliário, e enriqueça até se enjoar. Quando chegar a esse ponto, terei o prazer de passar à segunda fase da terapia. Até lá, um abraço e felicidades para o futuro-ex-camarada.

P.S. - Quanto ao cromo da foto, deve conhecê-lo das fumarentas reuniões da JCP na 5 de Outubro, mas repare como até ele se converteu ao pólo amarelo...

3 comentários:

drcursor disse...

Dificil comentar com tanta barbaridade...

Anónimo disse...

Não confirmo nem desminto!

Professor O. disse...

Drcursor: Podes sempre tentar.

O gajo da foto: Eu também não, só gosto de lançar boatos.