6.9.07

O grande Jansher Khan (quem?)

Não se deixem enganar pela cómica bigodaça: não se trata de nenhuma incursão de Ali Daei por um novo desporto. Este senhor, reza a lenda, está para o Squash como - digo eu - Federer para o ténis, Maradona para a bola, Jordan para o basket, e Elsa Raposo para os saltos de cú para a pila. E até havia um Bjorn Borg, um Pelé, um Wilt Chamberlain ou um Cláudio Ramos para rivalizar, de seu nome Jahangir Khan. Apesar de partilharem o mesmo apelido e de alguma especulação, não consta que pertençam à mesma família, embora os Khan do lado Jansher ocupem vários lugares na hierarquia deste jogo. Apreciem com calma o posicionamento perfeito e a fantástica capacidade de resposta: são coisas de outro mundo.

Quanto à ideia de que o Squash é um desporto elitista jogado por yuppies no horário pós-laboral, lembrem-se que o futebol também já foi considerado um jogo de cavalheiros e vejam bem ao que chegou. Nem imaginam o quanto se pode deselitizar com um corpo propositadamente mal posicionado ou uma raquete de titânio na mão.

P.S. - Reparem, aos segundos tantos, no elogio rendido de Peter Nicol, tido como a última grande referência deste belo jogo.

P.S. 2 - Estou de tal forma encantado com esta descoberta - no que ao jogar diz respeito - que amanhã começa a época de futebol amador e só me apetece é pegar na raquete e desafiar alguém no health club mais próximo.

Sem comentários: