12.3.09

Agora sim, a tragédia grega

(Miguel Veloso! Sim, tu aí no canto, com esse ar de quem não faz mal a uma mosca mas que no fundo é a raiz de todos os males do mundo e do universo. Sim, tu! Põe bem os olhos neste post que é a última tentativa de salvar a tua carreira. Treme - dos pés à cabeça! -, que é caso para isso. Outros houve que depois de passarem por aqui nunca mais se levantaram. Veloso, Veloso. Estou a pensar nas mil e uma maneiras que tenho de te envergonhar. Deixa-me ver por onde começar... Lê bem com atenção esta introdução teatral, que o que vem aí é bem mais real.)

Não pensem que vou arranjar bodes expiatórios para a cabazada que levámos, não se trata disso. Este assunto anda a perseguir-me desde a temporada passada e nunca me dediquei a explorá-lo - que é como quem diz: tenho sérias contas a ajustar.

Ainda me lembro da primeira época de Veloso. Encantava vê-lo jogar. Cheguei a escrever um post em seu louvor, comparei-o a Pirlo num momento de delírio. Hoje vejo-o e lembro-me, sei lá, de Bruno Caires, se bem que este nunca fez mal a ninguém.

Isto para dizer que Veloso se está a tornar na espécie de jogador que mais odeio: o jogador seboso. Veloso, o Seboso. Rima e não é por acaso. O jogador seboso é aquele que após demonstrar alguma qualidade logo se apressa em fazer tudo o que está ao seu alcance para se pôr a andar. Não interessa para onde, desde que lhe paguem mais. Bolton?!? Por amor da santa. Veloso não se importaria de jogar no quintal de Abramovich em troca de umas notinhas. Veloso fala de si mesmo na terceira pessoa, o que, quando não se trata de um inofensivo trejeito de jogador brasileiro, é apenas a maneira de falar de alguém que tem o ego tão fora de si que se obriga a mencionar daquela forma. A estratégia é clara - alea jacta est. O objectivo é vencer pela exaustão. Tornar a sua situação tão insuportável que nada mais restará ao clube senão deixá-lo sair. Mas Veloso engana-se se pensa que algum grande clube o vai buscar. Os grandes clubes não gostam destas fantochadas, mas se ainda assim se atreverem a fazer uma proposta, o Sporting vai elevar a parada porque os grandes clubes podem pagar. É então que os gigantes vão recuar, porque se ainda põem a possibilidade de adquirir Veloso, o Seboso, a um preço de saldo, já não estarão tão dispostos a esbanjar uma fortuna por um jogador com tendência para a palhaçada. Parece um ciclo vicioso, não parece, Veloso?

De modos que, se a situação se desgastar assim tanto, Veloso, o Seboso, lá irá para um Bolton qualquer a metade do preço. Tanto faz, pensará ele, que a partir daí é sempre a subir. Engana-se. Veloso, como tantos outros que jogam neste tipo de risco, acabará por se foder. Num campeonato inglês não faltam Velosos, e só se destacam aqueles que demonstram forte personalidade. Ao Seboso, bem se vê, é personalidade que lhe falta.

Há sensivelmente dois anos, Veloso assinou novo contrato com o Sporting. Foi aumentado exponencialmente a troco de uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. Fê-lo de livre vontade, ninguém o obrigou. Se Veloso planeava assim tanto sair, então que não renovasse, que jogasse o que sabe enquanto acabava o contrato, e depois que se pusesse a andar para onde bem entendesse. Mas não, Veloso, o Seboso (não me canso), queria, acima de qualquer outra coisa, ganhar mais uns trocos no imediato. A claúsula de 30 milhões seria só um pequeno obstáculo no futuro.

Surgiram as primeiras propostas. Baixas, entendam-se. O Sporting, que ao contrário de épocas anteriores, não estava obrigado a vender jogadores para equilibrar as finanças, recusou. E bem. O Seboso amuou. E é aqui que vamos para a comparação dolorosa:

Temos Veloso, o Seboso, de um lado, e Moutinho, o Indomável Leão, do outro. Ambos tiveram propostas, ambas foram recusadas. Ambos ficaram tristes e até aí tudo bem.

Moutinho, disse-o então entre amigos, reagiria da única forma que sabe: matar-se-ia em campo para fazer a melhor temporada possível e ver se saíria no final. Até agora é exactamente isso que tem feito. Para grande tristeza minha, sairá, mas merece-o e ficar-lhe-ei eternamente grato. O sucesso espera por ele. Manchester, talvez? Seria o substituto natural para Paul Scholes. Arsenal? Se Fabregas sair, poderá ocupar o seu lugar. Um destes clubes não o deixará escapar.

Veloso, já se estava a topar desde que se tentou vender durante o Europeu, faria todos os possíveis para minar a sua estadia no Sporting. Ao ponto de valer tudo: declarações desrespeitosas para colegas e treinador, faltas aos treinos, lesões que não existem, mais declarações desrespeitosas, o pai a falar por trás, e por aí adiante. E pior ainda, Veloso, o Seboso, julga que todos os adeptos são parvos e vai tentando mascarar as suas intenções com frases do estilo "devo tudo ao Sporting, sou feliz aqui", etc. É nojento de mais. Depois vêm as atitudes em campo. Esta época só o vimos jogar medianamente na Liga dos Campeões. É curioso, não é? Ontem, por exemplo, tinham passado apenas 10 minutos de jogo e já estava a esbracejar com Pedro Silva por este, após receber a bola de Rui Patrício para iniciar um ataque, não ter logo virado o flanco para que fosse o menino seboso a mostrar serviço. Mais, assim que teve a possibilidade de marcar um canto, tentou marcá-lo directamente à baliza. E foi ainda o único jogador a sorrir no momento trágico que assola o Sporting. Aqui está Veloso, o Seboso, em todo o seu esplendor. O clube não o defende? Errado. O clube já o defendeu em demasia.

A coisa assume contornos de tragédia grega quando pensamos em Paulo Bento, pai adoptivo destes dois, que com ele subiram dos juniores à equipa principal. Um retribui com empenho e dedicação o carinho, independetemente de momentâneas frustrações. Chama-se lealdade. O outro acabará por traí-lo definitivamente. Tudo passado no idílico cenário da academia, onde todos os filhos são tratados por igual e aos quais é dada toda a formação necessária para que possam ter sucesso em todas as paragens.

Veloso, o Seboso, não passará de um mediano jogador, interesseiro e oportunista. Daqui a uns anos é vê-lo pedinchar para voltar a um grande.

Assim escreveu o Professor O.

2 comentários:

nmlima disse...

ola

Gostei sinceramente desta serie de 3 posts. Era mais facil desatar a insultar as pessoas, dai o valor destas reflexoes.
Pessoalmente tenho duvidas a respeito da desvalorizacao da opcao pelo Bolton, mas estou de pleno acordo em relacao a atitude do atleta.

Cumprimentos de um Benfiquista.

Professor O. disse...

Obrigado e cumprimentos retribuídos.

Desvalorizo a opção Bolton por saber que Veloso, se tivesse cabecinha, conseguiria jogar em qualquer clube do mundo. Assim, não pode aspirar a mais. É triste.