3.3.09

sic transit gloria mundi

Tenho feito um esforço enorme para não comentar a actualidade sportinguista, e acreditem que só eu sei o que isto me custa: nestes momentos a auto-mutilação com uma pistola de pregos previamente mergulhados em ácido sulfúrico chega a parecer-me uma experiência agradável.

Tudo começou com mais um "ciclo decisivo" que se avizinhava. Ora, a minha experiência enquanto moderado (sim, eu sei) adepto sportinguista ensinou-me ao longo dos anos que as palavras "ciclo decisivo" correspondem na verdade a uma espécie de sirene-de-ataque-nuclear-corram-todos-para-os-bunkers-que-só-saímos-vivos-desta-se-por-milagre-nos-transformarmos-em-baratas. Não tinha de ser assim, mas é. E olhem, que se foda. Mas foi por isso que não me apressei em louvar a brilhante vitória sobre o clube da menstruação*. Era certo e sabido que logo a seguir levaríamos cinco humilhantes bordoadas do Bayern. Eu mesmo acordei nesse dia, utilizei as minhas humildes faculdades premonitórias e previ milimetricamente o resultado, com marcadores e minutos incluídos. Vai daí apostei toda a minha fortuna (todos os 0,50 € que consegui por 10 cartas de magic the gathering que andavam para aqui perdidas desde 98) nesse mesmo resultado e enriqueci para lá da vossa imaginação. É assim, a idade ensina-nos a transformar as frustrações em experiências enriquecedoras (literalmente).

Da mesma forma que encaixámos aqueles cinco, também previ que não perderíamos no Dragão. Não podíamos. As expectativas estavam tão baixas que não nos restava mais nada a não ser superá-las. 0-0 e tudo bem, afinal estamos vivos, mesmo que transformados em baratas gigantes dignas de Kafka. Com isto quero dizer que, apesar de tudo, este até nem foi um mau ciclo. Já vimos bem pior, acreditem - lembram-se de *cruzes, credo!* Peseiro?

Vamos ser eliminados da Liga dos Campeões, mas isso não é surpresa. Surpresa é, nesta altura do ano, não estarmos já completamente impossibilitados de ganhar toda e qualquer competição. Sim, é verdade, este ano até está a correr bem. Ainda podemos ganhar essa grande competição que é a Taça da Liga e até temos uma magra hipótese de ganhar o campeonato! Então meninos, esse entusiasmo? O truque é, tchan-tchan, baixar as expectativas e tornarmo-nos incrivelmente cínicos e sarcásticos. Não custa nada.

Agora, falando um pouco mais a sério, quero apenas dizer aos outros adeptos sportinguistas que tenham juízo. O cabelinho à foda-se do Paulo Bento e o próprio Paulo Bento não são o problema. PB é o melhor treinador que passou pelo Sporting desde que me lembro de ver futebol. O problema do Sporting é o mesmo desde as décadas de 40 e 50: perdeu o estatuto de clube dominador e ganhador e nunca mais recuperou a atitude necessária. Não é fácil, não se constrói do dia para a noite. O Porto bem que penou até se tornar no que é e o Benfica tem tido ainda mais dificuldades que nós para recuperar. Bento, apesar dos pequenos-grandes-percalços (leia-se Bayern), é o único treinador que efectivamente consegue incutir aos poucos essa mentalidade e nos momentos mais improváveis. Não me lembro de ver os jogadores do Sporting comerem a relva como já fazem aqui e ali com Bento. Caguem no futebol bonito: com Queiroz era lindo e bem que nos fodemos e humilhámos em doses gigantescas. Bento joga para o resultado, é calculista, é disciplinador qb. É tudo o que precisamos para recuperarmos o lugar ao sol. É preciso deixarmos de lado as ilusões. Quem vem para substituir Bento? Quem mais pode realmente fazer um percurso sólido e construtivo a médio-longo prazo apoiado na formação, que é, quer gostem ou não, o único caminho possível? Ah, cresçam e apareçam!

O que me irrita profundamente é que se está a criar um clima que pode impossibilitar desde já a continuidade do mesmo. E, mais uma vez, lá se vai começar um novo projecto, cujos resultados não vamos chegar a ver porque o próximo treinador não vai durar mais do que uma temporada no cargo e se durar terá um fim ainda pior do que Paulo Bento. Quantas vezes temos de ver o mesmo filme para aprendermos estas coisas? Fico fodido, a sério que fico.

Ok, já passou. Vou jogar PES.

* já revi aquela jogada do Pereirinha perto de um milhão de vezes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com o que dizes, palavrões incluídos!

Preocupa-me o futuro do Sporting e não apenas se vai ganhar no próximo fim-de-semana!

Professor O. disse...

Ainda bem, Ze! Só prova que existem mais alguns sportinguistas com consciência do que é a realidade leonina e o que tem de ser feito para recuperar o lugar ao sol. Vai uma petição para "continua Bento!"?

Agora não te esqueças de apoiar a minha candidatura em 2036.